30.4.17

COISA ESTRANHA, COMO SAIR DE UMA SEITA

Uma experiencia de vida que tive foi "ajudar" uma pessoa a sair de uma seita religiosa. Digo "ajuda" com aspas por um motivo simples. Ela ja estava sendo expulsa da seita. Nao conseguia pagar o "dizimo". E.. para dizer o minimo, nao eh o que chamo de uma experiencia muito legal (dava um livro, essa historia). Mas ai eu assisti tempos depois, um filme sobre essa coisa de lavagem cerebral, como as pessoas sao "acorrentadas" a seitas religiosas que nao necessariamente ajudam a pessoa.

Ai aconteceu uma coisa louca. Foi ha muito tempo atras, ainda na epoca pre-celular onde quem quisesse ligar para alguem tinha que usar um telefone publico e nao eram muitos telefones publicos funcionando (entao vc andava quarteiroes e quarteiroes procurando um telefone para ligar e quando via um "orelhao" funcionando, comum ter alguem e tinha que fazer fila p fara e.. escutar conversas), eu ouvi a "novela" de uma mae contando para alguem no telefone como o filho tinha se ligado a uma seita.

Parecia que ela estava contando um filme. Eh, o que de inicio parece uma boa, o filho fica disciplinado, arruma um pessoal que parecia gente boa que nao usa drogas nem bebe, depois.. bom, tem varios filmes e livros que trabalham o tema, incluindo bestsellers "Os guerreiros da virgem" Jose Pedriali (hoje so em sebo ou p download na Internet) que contam como eh (ou quem sabe para alguns, contam uma visao deturpada de quem saiu - vai saber).
O trailer desse filme (que passou na TV) parece resumir tudo


Nao da para saber realmente como eh essa coisa de culto religioso. Agora, alguns casos extremos e negativos, temos por ai como o grande evento de seita religiosa que chocou muita gente foi o que aconteceu em Jonestown, o grande suicidio coletivo nas Guianas, vide video (tem varios documehntarios melhores rolando no youtube mas esse daqui eh bem facil de assistir)


Eh um tema complexo. Ai eu encontrei esse video no youtube, resolvi divulgar. Porque independente de ser uma seita "perigosa" ou nao (vale lembrar que religiao eh algo serio e entidades religiosas muitas vezes, nao sei se na maioria, realmente ajudam pessoas) pode ser dificil abandonar uma seita religiosa. Vide o trailer do filme (estrelado por Kate Winslet, do filme Titanic)



Em ingles, tem muita informacao sobre isso. Em portugues, bem pouco.  Eu mesmo escrevi este texto, sobre lavagem cerebral, vide http://migre.me/oKOwx
Ai achei interessante divulgar este video comentando a dificuldade de se sair de um culto religioso. Tem um canal que fala disso.
Síndrome do Trauma Religioso - vídeo 1 - Saindo de uma seita





Para quem tem maior interesse em filmes sobre esses cultos estranhos, pode dar uma olhada nesta lista

https://www.proibidoler.com/cinema/10-filmes-sobre-seitas-que-voce-precisa-conferir/

Pelo fato de estar divulgando os videos acima nao necessariamente concordo com tudo o que esta sendo dito. Se fosse fazer um video sobre o assunto "seitas malevolas", abordaria o tema de uma forma diferente.

Apenas estou divulgando informacao e cada pessoa faca seu juizo. Em alguns casos, acredito que a religiao pode ajudar uma pessoa mas nao sou juiz para avaliar em quais casos (alem da obvia ajuda tipica)

Sem comentários:

Enviar um comentário