31.5.02

Mais notícias comentando que o Hotmail está disponibilizando info para outros sites, mesmo quando a pessoa deixou claro que não queria ver seu email a solta na internet para que os "spammers" usem. Vide http://www.eastsidejournal.com/92560.html. Claro que eu tenho email no hotmail. Desde quando não era da Microsoft. Hoje vou lá só para esvaziar a caixa postal. Só tem spam, meu! Nem sei porque me dou ao trabalho. Pelo que a matéria falou, independente da sua opção quando se cadastrou eles estão disponibilizando sua info na internet. Sem sua permissão.
Um site interessante: http://www.estranhomasverdade.com/. O jornal "Estado de São Paulo" o apresentou ao relatar o "Besteirol brasileiro invade a Internet" (vide http://www.estadao.com.br/agestado/noticias/2002/mai/29/131.htm. A verdade é que o site tem um monte de notícias interessantes (pelo menos quando não se tem muito o que fazer). Os portugueses também tem senso de humor, ora pois. O incrível são as sessões de fotos e a de recortes. Realmente não dá para acreditar: http://www.estranhomasverdade.com/interior.php?tipo=mar&cat=4&pag=1. E pensar que a última vez que conversei com um português (de mais de 40), o sujeito nem queria ouvir falar de piada de bicha. E olha que é jornalista, o cara. Puxa, é legal descobrir que as coisas lá estão mudando.

27.5.02

Aqueles que nem eu, que se preocupam com a privacidade e o acesso às suas informações pessoais tem mais um combustível para a conversa: achei o questionário sócio-econômico do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano passado. Eu falo alguma coisa sobre isso no artigo "Parece, mas não é: Sexo Virtual e outros perigos" (http://www.inf.ufsc.br/barata/zonav26.html) no último Barata Elétrica. Mas tive que escrever e completar o texto sem achar minha cópia do Questionário. Para quem não entendeu ainda, vou explicar: eu tô fazendo uma 2a graduação. Quando fui fazer o vestibular de novo, fiquei impressionado como as médias do vestibular subiram por conta desse exame, chamado ENEM. Vários caras que conheci foram reprovados ou aprovados por terem feito ou não esse exame. Eu resolvi fazer, só por conta de um sonho meu de fazer uma graduação mais concorrida, como Engenharia. Desencargo de consciência, sei lá. Eu queria passar em (por exemplo) Ciência da Computação, na USP. Aí fui atrás do ENEM. Me inscrevi. Me mandaram o questionário sócioeconômico para ser preenchido e entregue no dia da prova. Tudo bem, até que comecei a ler as perguntas. Coisas que nem no questionário sócioeconômico do PROVÃO me perguntaram (e esse eu não entreguei e recebi minha nota da mesma maneira). Que tipo de perguntas?

---------------

48. Na sua escola, você viu alguma vez:____ Já vi ______Nunca vi
48.1 algum aluno usando drogas ___________(a)________(b)
48.2 brigas de "gangs " ou grupos_________(a)________(b)
48.3 alguém vendendo drogas (maconha, crack, etc) (a) (b)
48.4 alunos violentos, alunos armados ______(a)________(b)
49. Se você descobrisse que algum(a) amigo(a) seu(ua) usa drogas freqüentemente, que atitude você tomaria? (atenção, escolha apenas uma opção)

(a) Eu não faria nada, pois cada um sabe o que faz.
(b) Eu tentaria convencê-lo(a) a parar.
(c) Eu procuraria encaminhá-lo(a) para uma clínica de drogados.
(d) Eu avisaria à família e deixaria que ela cuidasse do caso.
(e) Não sei.

--------------

53. Dos itens abaixo, qual você acha que faz mais falta em sua formação pessoal para enfrentar a vida? (atenção, escolha apenas uma opção)

a) autoconfiançã b) Clareza de objetivos c) Capacidade de resolução de problemas d) Liderança e) Saber me relacionar com as pessoas, trabalhar em grupo f) Não me falta nada

-------------

56. Você já recorreu alguma vez a qualquer dos recursos abaixo para resolver seus problemas pessoais? (a)Sim (b)Não
56.1 - Procurou pela família (a)(b)
56.2- Foi a cartomante (a)(b)
56.3- Consultou o jogo de búzios (a)(b)

(continuando o texto acima - o blog não permite textos muito grandes)
56.4- Foi à Igreja/procurou padre/pastor (a)(b)
56.5- Buscou ajuda profissional(psicólogo, médico, etc) (a)(b)
56.6- Consultou horóscopo (a)(b)
56.7- Procurou amigos (a)(b)
56.8- Buscou orientação em livros e revistas (a)(b)

64.1- Para se conseguir alguma coisa na vida é preciso ter sorte (a)(b)
64.2- É importante ser honesto(a) e trabalhador(a), mas com isto não se consegue nada na vida. (a)(b)
64.5- É bom ter amigos influentes, pois está cada vez mais difícil conseguir o que se quer (a)(b)
64.9- Não tem nada de mais fumar maconha (a)(b)
64.12- Vale tudo para conseguir meus objetivos (a)(b)
Fonte: Manual do Inscrito - Questionário Sócioeconômico - Exame Nacional do Ensino Médio ano 2001

---------------

Qual o problema nisso? Bom, se você responder (a) na pergunta 64.9 e o cara que for te empregar tiver acesso a esse questionário, é algo preocupante. Se você responde (a) na 48.3 (viu alguém vendendo drogas), você automaticamente é um criminoso, já que o cidadão tem a obrigação de comunicar um crime. E o questionário do ENEM vem com nome, não é anônimo. Quem quer que responda ao questionário vai estar falando o que pensa para quem quer que tenha acesso a esse arquivo eletrônico. Para as empresas, isso vai representar uma diminuição enorme nos gastos com a seleção. Basta elas terem acesso a esse arquivo e aí escolhem um funcionário de acordo. "Ah, você em 2001 não era contra as drogas, né? Então não pode trabalhar aqui na empresa, sinto muito". Ou então, o cara sei lá, responde (b) na pergunta 64.5. O empregador que vai te entrevistar já pensa: "esse não é bobo nem corrupto, é melhor não contratar". Um questionário desses, se for respondido de forma correta, pode revelar muito sobre a pessoa. Deveria ser anônimo. Sei lá, dá medo, principalmente porque informações sobre o imposto de renda das pessoas já foram vendidas em CD na Santa Ifigênia, vide http://www.jt.com.br/editorias/2000/06/02/ger601.html. Todo cuidado é pouco.
Pode ser que tenham mudado esse ano, mas se não o fizeram, pode ter certeza que a privacidade no Brasil será já já coisa do passado.